sexta-feira, 8 de maio de 2009

Rinamaia 2009

1. ENQUADRAMENTO
A intervenção de saúde oral em saúde comunitária resultante da parceria da Câmara Municipal da Maia com O Instituto Superior de Saúde do Alto Ave teve inicio no ano lectivo 2006/07.
Esta parceria surgiu da necessidade que a Câmara da Maia sentiu em dar resposta aos problemas existentes na comunidade escolar.
A intervenção foi efectuada por alunos do Isave no âmbito da Unidade Curricular de Saúde Oral Comunitária e está formulada de modo a promover a integração e participação do aluno em actividades comunitárias, com especial destaque para a intervenção no âmbito da saúde oral em saúde escolar.


A partir da intervenção efectuada no ano lectivo anterior que teve por base o diagnóstico de situação da população envolvida, verificou-se 53% das crianças aos 6 anos de idade estavam livres de cárie, sendo assim atingido o preconizado pela OMS para o ano 2000 que era de 50%. No entanto, verificamos que existiam escolas com dados problemáticos e que deveriam ser consideradas prioritárias em próximas intervenções.
Fica também visível a necessidade de identificar as crianças com cáries mais precocemente e sinalizá-las ao Centro de Saúde para poderem integrar a contratualização com os serviços de Medicina Dentária, prevista no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.



As áreas curriculares não disciplinares, inseridas no âmbito da Formação Pessoal e Social; “Área Projecto”, o “Estudo Acompanhado” e a “Formação Cívica” poderão ser áreas convergentes com a abordagem temática das questões da saúde.

O sucesso da promoção da saúde na escola, é mais visivel quando o trabalho dos intervenientes no processo for complementar. Tendo em conta esta perspectiva forma aplicados questionários aos professores no sentido se efectuar uma recolha da sua opinião para planeamento de estratégias futuras.
Da aplicação dos referidos questionários foi possível apurar o seguinte:
Importância da abordagem da Saúde Oral em meio escolar
Deviam alargar as acções aos familiares.
O público alvo não é motivado em casa para a importância da saúde oral /escovagem dos dentes
Intervenções / Grupo Alvo
Melhorar conteúdos didácticos adaptados a cada faixa etária
Estabelecer maior interacção com as crianças
Importância de material de apoio para continuidade
Interferência com o normal desenvolvimento das actividades da escola

O planeamento do ano lectivo 2007/2008 foi executado tendo por base os seguintes pressupostos:
 Continuidade do programa
 Áreas de risco
 Introdução de áreas de intervenção
 Plano dinâmico de educação para a saúde

Assim, no período de Janeiro a Junho de 2008 este programa será desenvolvido nas Escolas do 1ºCiclo do Ensino Básico e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, por alunos estagiários do Isave, com supervisão dos docentes responsáveis.

2. POPULAÇÃO ALVO
A população a abranger pelo programa encontra-se distribuída pelas Escolas do 1ºCiclo do Ensino Básico e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia e Vieira de Carvalho.



3. DOCENTES RESPONSÁVEIS
Dr.ª Estela Castro
Mestre Mário Rui Araújo
Dr. Pedro Graça


4. OBJECTIVOS GERAL DA INTERVENÇÃO
Proporcionar a todas as crianças do 1ºciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância a oportunidade de participarem num programa de promoção da saúde oral.
Sensibilizar os Professores/Educadores e Encarregados de Educação para a importância da Saúde Oral na Saúde Geral

4.1 OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Efectuar rastreio de cárie dentária a todas as crianças dos Jardins de Infância e às crianças do 1º ano, 2º e 3º ano das EB1 do Agrupamento Gonçalo Mendes da Maia
Efectuar rastreio de cárie dentária a todas as crianças dos Jardins de Infância e às crianças do 1º ano, 2º e ano das EB1 do Agrupamento Vieira de Carvalho
Efectuar o levantamento das actividades do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral executadas com o apoio do Centro de Saúde
Implementação da escovagem e do bochecho de flúor nas turmas aderentes
Dinamizar actividades de forma a transmitir os ensinos teóricos de saúde oral às crianças por solicitação dos professores
Informar os Encarregados de Educação do estado de Saúde Oral do seu educando
Dar a conhecer ao Centro de Saúde da Maia a identificação das crianças com cáries
Encaminhar as crianças para uma consulta de vigilância da Saúde Oral em parceria com o Isave, para se proceder à aplicação de selantes de fissuras às crianças previamente seleccionadas
Dar continuidade ao blog de partilha de informação, experiências entre os vários intervenientes do projecto e a comunidade em geral
Implementar o projecto de elaboração do logótipo do Rinamaia
Elaboração do manual de pedagógico sobre saúde oaral

5. DISPOSIÇÕES FINAIS
As prioridades deste novo projecto envolvem a prevenção das doenças orais, o aumento dos níveis educacionais de saúde da população, melhoria dos índices de percepção da importância da saúde oral na saúde geral.
Pretendeu-se que a intervenção deste ano lectivo tivesse como base o dados obtidos na intervenção anterior, mas achamos que as estratégias deveriam ser mais dinâmicas, com maior envolvimento e participação da comunidade escolar, utilizando a mais valia das novas tecnologias.
Com o projecto “À conquista do castelo dos quatro molares” pretende-se que os professores possam fazer desta actividade um plano de actividades que seja transversal a outras áreas da aprendizagem:educação para a saúde.
RINAMAIA... porque é bom conquistar o futuro com um sorriso saudável!

Sem comentários: