segunda-feira, 3 de março de 2008

Participem e vejam a vossa escola num Outdoor da C M da Maia


De acordo com o Ministério da Educação e o DGIDC “A saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica “um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade (OMS, 1993). Dentro desta perspectiva, a Educação para a Saúde deve ter como finalidade a preservação da saúde individual e colectiva. Em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao tal bem-estar físico, social e mental. A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão. Daí, a importância da abordagem da Educação para a Saúde em meio escolar.
(http://sitio.dgidc.min-edu.pt/saude/Paginas/default.aspx)


O que nos motivou a criar esta actividade: "À conquista do castelo dos 4 Molares”...

Permitir que os professores possam fazer desta actividade um plano de intervenções que seja transversal a outras áreas da aprendizagem: expressão artística (criação do castelo através de desenhos, modelos, diaporamas, encenação) formação pessoal e social (O Lidador como figura de referência na história da Maia), a língua portuguesa (escrever a história do plano), matemática (tamanho do castelo, número de aliados, os enormes números das bactérias) e estudo do meio (onde podia ser o castelo, onde existem castelos, etc.)


A ideia de base, o guião...

O castelo dos 4 molares está ameaçado por um exército de bactérias que prometeu tentar destruí-lo, esburacando as suas belas torres brancas.
Em pânico, a população chamou pelo cavaleiro Lidador, um herói de capa e espada e sorrisos brilhantes.
O Lidador é uma valente, mas precisa de ajuda. Que estratégia escolher para defender o castelo. Será com muralhas mais fortes? Canhões e Catapultas com bolas de flúor? Escovas de dentes afiadas? Como é que o podemos ajudar?

Base de intervenção com os professores

–Os professores devem imaginar o castelo dos 4 molares e criá-lo como projecto de turma.
–Trabalhar a estratégia de defesa do castelo. Que plano usar? Como se combatem as bactérias? Quem são os nossos aliados?
–Apresentar o projecto e criar o estandarte (baseado na identificação do projecto “Rinamaia” e ganhar a escova de ouro, o mais alto galardão do castelo dos 4 molares.

Base de intervenção da CM Maia
–Colaborar com o ISAVE na divulgação
–Premiar a escola vencedora através de participação em outdoors, divulgando a escola, o projecto e a vontade de conquistar uma melhor saúde oral.
Base de intervenção do ISAVE
–Será, em caso de necessidade do exército do Lidador o seu consultor estratégico.

Prazos de entrega
–Os trabalhos deverão ser entregues até ao último dia do mês de Abril. A escola vencedora será anunciada no Maia Saúde de 2008

Projecto do Prémio - Outdoor

–A escola ou a turma vencedora fará parte da campanha RINAMAIA e será a protagonista da fotografia a usar nos outdoors

–RINAMAIA... porque é bom conquistar o futuro, com um sorriso saudável!

Sem comentários: