domingo, 24 de fevereiro de 2008

Os doces estragam os dentes - Uma experiência!


Com o início da escola, começa um período em que o controlo dos pais sobre a alimentação dos filhos diminui. As guloseimas, as bebidas gaseificadas enfim, um mundo de açúcar feito à medida da cárie dentária. Por outro lado, pouca cultura de saúde oral e a desculpa dos horários e dos trabalhos de casa, fazem com que o tempo para a higiene oral diminua.

Se a informação não chega, se todos sabemos da relação entre a cárie dentária e o açúcar e sabemos que escovar os dentes com um dentífrico fluoretado é a melhor forma de prevenir a cárie, propomos neste espaço, uma experiência, que pode ser facilmente realizável

O objectivo é provar que o açúcar, juntamente com certas bactérias, é um dos responsáveis pela destruição do esmalte e que o flúor protege o esmalte, tornando-o mais resistente.

O material necessário é simples: dois ovos COZIDOS, dois recipientes para colocar os ovos, uma embalagem de dentífrico com flúor e uma bebida gaseificada (de preferência uma “cola”, não importa a marca, só não pode ser a versão “Light”).

O mecanismo da experiência é simples. Num recipiente, coloque água e dissolva duas a três colheres de sopa de dentifrício fluoretado. Depois, coloque o ovo cozido lá dentro e guarde num local fresco, sem ser no frigorífico. No outro recipiente, coloque a bebida gaseificada com açúcar e coloque o outro ovo lá dentro. Guarde-o no mesmo local do outro recipiente e aguarde uma semana.

Passado uma semana, observe a qualidade da casca do ovo. Se a experiência correu bem, a casca que esteve submersa em água com flúor está muito mais dura e resistente do que aquela que esteve imersa na bebida gaseificada.

Discuta depois com as crianças ou com os adolescentes os resultados desta experiência. Que diferenças observam? Que conclusões podem ser retiradas desta experiência? E se o ovo fosse o nosso dente? Haverá aqui informação que nos permita dizer que se usar-mos um dentífrico com flúor todos os dias os nossos dentes irão ficar mais protegidos?

Por vezes, esta interactividade pode ser bem mais eficaz do que o simples acto de os mandar escovar os dentes.

Divirtam-se e boas aprendizagens...!

RINAMAIA

2 comentários:

Jose disse...

Excelente a experiência, é uma maneira bastante inteligente de motivar crianças para hábitos de Higiene Oral. Parabéns.

Sara disse...

Eu acho que todos nós temos que ter cuidado com os dentes é por isso que nós temos que ser educados de modo de caras ainda também por trás de coisas para se preocupar, como você pode acessar estudos de radiologia e diagnóstico por imagem